domingo, 23 de agosto de 2009

Configurações do Render Interno - Blender

A renderização é o processo que constroi a imagem de saída a partir da informação da 3d View, VSE ou Node compositor, sozinho ou em combinação de uma com a outra. A cena de saída pode ser composta na node compositor ou na VSE em uma imagem final. Renderizar video é como renderizar imagens estáticas, exceto pelo numero de opções maiores à configurar. Contudo, não é uma boa prática pular diretamente para trabalhos de vídeo sem entender as bases de renderização de imagens estáticas.

Aspect Ratio

Quando se está planejando o padrão de saída da imagem, deve ser considerado qual o meio em que o trabalho será veiculado. Para comerciais de TV por exemplo, ou para site na WEB. No caso de comerciais para TV o Aspect ratio deve ser 4:3, enquanto que para webcast, a resolução deve está abaixo de 4:3. Se o trabalho é destinado a canais HD, então o aspect ratio deve ser de 16:9.
Para trabalhos de impressão, o aspect ratio depende do layout do gráfico na página. O aspect ratio poderá variar de uma medida de página cheia à algo como uma barra estreita e comprida com um aspect ratio de por exemplo 1:4.
Uma imagem destinada a uma página completa, naturalmente segue o formato da página da revista, que por padrão é de 5 x 7 ou 8 x 10 polegadas. Assim, o aspect ratio deve ser 5:7 ou 8:10.

Determinando a resolução

Depois de decidir o aspect ratio, você deve decidir sobre o tamanho da imagem em pixels, também conhecido como resolução da imagem. Essa seleção é feita no painel FORMAT, onde se seleciona o tipo de saída que se pretende para o processo de renderização. Para a resolução de TV tradicional (SD), já existe presets para estes formatos (NTSC: 720 x 480). Para outros tipos de midias, tais como HD, é importante conferir com a estação de TV para que se está trabalhando, qual é a correta resolução que se usa para o broadcasting.
Para impressos, multiplica-se o tamanho da imagem física pela resolução de impressão. A resolução de impressão é expressa em termos de pontos por polegadas (dots per inch- dpi) e tipicamente é de 150 dpi. Multiplica-se portanto a resolução de impressão desejada pela dimensão física do papel, para se ter a reslução final da imagem. Por exemplo, uma imagem de página inteira de uma revista popular com dimensão de 8,5 x 11 polegadas, multiplica-se essa dimensões por 150 dpi, resultando na resolução necessaria para a imagem que será de 1275 x 1650 pixels. Se você for realizar uma imagem de página cheia para essa revista, é necessario entrar com esses valores nos campos SIZE X e SIZE Y e usar 1(um) em ASP X e ASP Y.
Resumindo, é possível renderizar qualquer tamanho de imagem, limitado apenas pelo espaço de memória do seu PC.

Proxy Render

Uma imagem em baixa resolução que é utilizada com o propósito de teste é conhecida como imagem proxy. Em outras palavras, é um render de teste. No desenvolvimento do trabalho, com vários renders intercalados, não será necessario se preocupar com detalhes que consomem muito processamento e tempo. Em substituição ao resultado final, será realizado proxys renders, que é o render em tamanho reduzido da versão final da saída desejada. É possivel configurar as imagens proxys, selecionando as opções 25%, 50% e 75% no painel RENDER.

Border render

Se você está tentando ajustar uma porção de uma grande imagem, é possivel economizar tempo, evitando renderizar a imagem por completo. Na 3D view, escolhendo a vista da camera (opção 0), pressione Shift B para acionar o quadrado de seleção vermelho que irá definir a porção da imagem que será renderizada. Para definir a area, aperte o botão esquerdo do mouse e arraste, definindo a seleção desejada. Efetuado os testes, você pode desabilitar o border no painel RENDER, retornando para o render da imagem completa.

TRECHO DE TRADUÇAO LIVRE DO LIVRO:Foundation Blender Compositing

Nenhum comentário: