quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Storyboard


O Storyboard é baseado no roteiro. Utiliza-se das ações e diálogos definidos no roteiro para desenhar em poucos quadros as situações apresentadas na cena. É importante para qualquer produção cinematográfica, mas com maior relevância para o cinema de animação.
O Roteiro é o plano verbal da estória a ser contada, enquanto o storyboard é o plano de visualização da mesma. Um storyboard é o coração, a mente e a alma do filme. Alfred Hitchcock sabia disso, e há rumores que indiquem que ele considerava que a produção de seus filmes estava 95% concluídas, logo após a conclusão do storyboard.


História e função do Storyboard

O método Disney para storyboard era baseado nas necessidades de cada cineasta. Havia centenas ou milhares de desenhos criados para a realização de um longa metragem. Seguir estes desenhos na sequência lógica era um pesadelo, particularmente quando uma cena envolvia um grande número de modificações no decorrer da produção. Os artistas Disney podiam utilizar grandes painéis em seu ambiente trabalho. Esses painéis, em material de cortiça, sofriam constantemente mudanças nos desenhos que eram fixados por meio de alfinetes. Qualquer desenho podia ser movido, eliminado ou substituído. Novos planos de cena poderiam ser inseridos na produção.  Esse jogo com os desenhos do storyboard resultava em uma enorme economia no final da produção. O estúdio Disney utilizou bastante a técnica já nos primórdios do cinema de animação. Contudo, há quem defenda que o pioneiro na utilização da técnica foi  Winsor Mckay. 

Tipos de Storyboards
Cada meio de produção tem a sua versão particular de storyboard, baseado em suas característica e necessidades artísticas e financeiras. Em animação, todo o aspecto de cada cena deve ser criado e desenvolvido o mais detalhado possível. O storyboard para a animação deve ser uma clara descrição das ações do filme, pois do contrário, o trabalho dos animadores ficará bastante prejudicado.
No cinema convencional (Live action), o storyboard não necessita descrever em detalhes as emoções dos personagens, porque os atores criam a emoção necessária no momento da cena. Os atores não seguem o storyboard, ele é apenas um guia visual para o diretor.
Outro uso do storyboard é nos efeitos especiais. As cenas nos filmes de ação e ficção são compostas de cenas reais e efeitos gerados em computadores. O storyboard é a ponte que permite a sincronização envolvida ou desejada entre atores reais interagindo com monstros virtuais, forças sobrenaturais ou movimentação em espaços arquitetônicos complexos e fictícios.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

O passo número um é a preparação e planejamento de como produzir o storyboard, quais ferramentas utilizar e quais recursos humanos necessários.  Mas primeiro, é necessário ter a estória nas mãos. O artista de storyboard deve trabalhar à partir roteiro, buscando inspiração em imagens, estudando os tipos de personagens envolvidos, o estilo arquitetônico, as paisagens, as roupas e  etc. É interessante também escolher possíveis esquemas de cores e iluminação.

STORY REELS

O story reel é uma versão completa e animada dos quadros do storyboard, combinado com diálogos e fundo musical. Isso proporciona uma idéia geral de como será o filme no estagio inicial. Ele permite um refinamento no desenvolvimento do filme, no momento em que as mudanças ainda podem ser implementadas. Na montagem do story reel, muitas vezes é necessário adicionar maior número de desenhos ao storyboard, dando um resultado mais suave ao fluxo de imagens.
Exemplo de Story Reel do filme de animação Toy Story.






Nenhum comentário: