domingo, 6 de setembro de 2009

Mapa de Deslocamento

Displacement mapping

Mapa de deslocamento permite que a textura do objeto manipule a sua forma pela alteração da posição dos vértices da malha. Ao contrário do Normal Map e Bump map, que produzem partes salientes pela ilusão da distorção das sombras aplicadas à superficie, o mapa de deslocamento produz saliencias reais na superficie do objeto, produzino rugas, sulcos, etc na própria superficie. Assim, a deformação da malha pelo mapeamento de deslocamento produz sombras e todos os efeitos que uma geometria real pode apresentar no render.

Figura 1

Opções de configuração
A intensidade da alteração pretendia na malha do objeto é controlada por alguns parâmetros na aba Map To na configuração do material(F5). A
Os valores numéricos das opções Disp e Nor controlam a intensidade do deslocamento da malha. Ver Figura 2.
- Se a textura possui apenas os dados de informação das normais, a intensidade do deslocamento é controlado pelo botão deslizante Nor .
- Se a textura possui a informação da intensidade de cor, os vértices serão deslocados ao longo da direção do vetor normal. Pixels de cor branca provocam o deslocamento na direção do normal e pixels de cor preta movem a superfície na direção oposta à normal.


Figura 2


Figura 3

Nesse exemplo foi criado uma texura básica no photoshop, composta por faixa brancas e pretas. Pode ser utilizado qualquer outro edito de imagem para isso. Ver figura 4.

Figura 4
O resultado do render(Figura 5) apresentado abaixo mostra o deslocamento causado na superfície da malha, mostrando que nesse caso as normais da malha estavam apontando para dentro do objeto. Então, as regiões escuras da textura provocaram as partes salientes da superfície.


Figura 5

No nosso 2º exemplo foi criado uma texura básica no photoshop, composta por faixa brancas e pretas, com um gradiente aplicado na faixa preta central da textura . Ver figura 6.


Figura 6

O resultado do render(Figura 7) apresentado abaixo mostra o deslocamento suavizado na faixa central, causado pelo gradiente de cor aplicado no preto. Então podemos verificar que a intensidade da cor altera a intensidade da saliência na superfície renderizada.

Figura 7

Os arquivo fonte do blender e as texturas estão diponiveis para download.

Nenhum comentário: