domingo, 6 de setembro de 2009

Desenvolvendo e aplicando texturas

Desenvolvendo e aplicando texturas

Mapeamento de texturas é a arte de adicionar variação e detalhe a superfícies 3D, indo além do nível de detalhe modelado na geometria do objeto.
A criação de mapas de texturas é o processo onde a técnica ou pericia em pintura 2D, fotografia e manipulação de imagem podem ser adicionadas na cena 3D. É possível criar texturas para fazer os modelos 3D parecerem compostos de qualquer tipo de material, desde tijolos à pele humana, por exemplo, ou usar texturas para realçar características de superfície, tais como rugosidade ou polimento, sujo ou limpo, etc.
Existem diferentes técnicas para criar texturas e como alinhar estas texturas à geometria modelada.
Tipos de Mapeamento de texturas

Texturas podem ser usadas para controlar muitos atributos diferentes da superfície, para produzir diferentes efeitos na imagem renderizada. Os 07 (sete) tipos mais comuns de mapeamento são:
- Color Mapping
- Specular Mapping
- Incandescense Mapping
- Transparency Mapping
- Displacement Mapping
- Bump Mapping
- Normal Mapping

Color Mapping
O mapa de textura criado para descrever a informação de cor pode ser aplicada no canal de cor do programa 3D. Ainda que uma superfície possa ser considerada 100% verde, por exemplo, é uma boa prática criar uma textura de cor sólida em um programa de pintura digital (photoshop/Gimp)e adicionar variações e nuances de tonalidades da cor principal. Uma cor absolutamente pura pode muitas vezes parecer artificial nos programas 3D.


Specular Mapping
Mapa especular varia o brilho e a cor do destaque especular em diferentes partes da superfície do objeto. O mapa especular pode tingir de brilho, modificar o brilho, ou ainda bloquear completamente o brilho em uma determinada parte do objeto. Areas de brilho no mapa especular tornam visíveis partes destacadas na superfície, criando áreas de maior destaque no objeto. Tons escuros do mapa especular tornam áreas de destaque menos visível, e preto puro no mapa especular impede por completo que certas partes do objeto apareçam.

Incandescence Mapping

Mapa de incandescencia também conhecido como mapa de luminancia, ou mapa constante, usa o mapa de textura para simular propriedade de emissor de luz no objeto. Mapas incandescentes são perfeitos para tarefas como a de adicionar textura de luz incandescente em um bulbo de lâmpada ou em uma imagem na tela de uma televisão ou uma ponta de cigarro.
Transparency Mapping

É possível criar mapas de texturas que descrevem aspectos de transparência no modelo 3D. Este método possibilita criar na superfície do objeto, partes mais transparente ou menos transparente. O branco no mapa de textura aplica 100% de transparência no objeto e o preto representa partes totalmente opacas. Mapa de transparência pode ser usado para cortar formas detalhadas e padrões em uma superfície. Essa técnica pode ser utilizada para simular cabelo ou pestanas do olho, por exemplo.



Displacement Mapping (Mapa de deslocamento)

A porção brilhante ou mais clara no mapa de textura de deslocamento é utilizada para modificar a forma da superfície do objeto.


Displacement Mapping no Blender

Nenhum comentário: