domingo, 13 de setembro de 2009

Seguência de Créditos de abertuta - Motion Graphics

A indústria cinematográfica percebeu a cerca de cinqüenta anos, com a obra marcante do renomado designer americano Saul Bass, a importância da seqüência de abertura de crédito. A partir daquele momento a arte gráfica se estabeleceu como uma ferramenta poderosa que ajudou a desenvolver esta área. Hoje, a integração do design dos títulos com a obra cinematográfica, mostrando-o também como parte da obra, dá à arte gráfica um destaque grande e oferece uma nova forma de atividade e oportunidades para estúdios e artistas gráficos. Devido à importância dos primeiros instantes de um filme e sua influência sobre a atenção do espectador, a seqüência de titulo de abertura requer um perfeito planejamento e fluxo de execução, com uma equipe multidisciplinar de profissionais sob o comando de um motion graphics designer e supervisão em seu primeiro momento do diretor do filme.
Esta área passou por fases áureas, a partir do surgimento dos trabalhos de Saul Bass e se desenvolveu nas décadas seguintes com a colaboração e trabalhos de outros artistas da área, tais como Pablo Ferro e Maurice Binder. No final da década de 70 e início da década de 80, passou por uma fase de pouco destaque, retomando lugar em importância na década de 90.
Na realidade atual e no futuro próximo, as habilidades necessárias para a realização de um bom projeto de titulo de abertura inclui o conhecimento em design gráfico, tipografia, web design, fotografia clássica e digital, animação 2D e 3D, produção de áudio digital, edição de vídeo. Contudo, toda essa proficiência deve está apoiada em uma boa base teórica na área da arte, publicidade, cinema e televisão.
Hoje, somente alguns poucos designers e escritórios de design se dedicam ao trabalho de criação de títulos de abertura. Todos eles foram e ainda são influenciados pela chegada do design moderno às telas de cinema na década de 90, com a obra marcante de Kely Cooper , pela realização da seqüência de títulos do filme Se7en, no ano de 1997.


Os mais ativos designers da atualidade são Randy Balsmeyer e Kely Cooper e as suas respectivas companhias ou estúdios de design, Imaginary Force e Prologue Films.
Kely Cooper ganhou fama e importância no moderno mercado de créditos de abertura e é colocado lado a lado em importância com Saul Bass.
No site The art of the title sequence, você pode apreciar várias dessas admiráveis pequenas obras que antecedem os filmes.

Nenhum comentário: