quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Inspeção e Reforma Arquitetonica predial



A importância de utilização de recursos tecnológicos para a realização de trabalhos da área de arquitetura tem sido a nossa preocupação de aprimoramento. A lei municipal Nº 9913, determina a inspeção preventiva em prédios da nossa capital. O laudo de vistoria técnica, que será fornecido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, deverá ser elaborado por engenheiros devidamente habilitados e registrados no CREA-CE. Mas como podemos contribuir para a elaboração destes laudos? A resposta é simples, usar a tecnologia dos VANTs para o registro fotográfico da inspeção externa das fachadas dos prédios e modelos 3D (Maquetes) e fotogrametria para apresentação das soluções.
Um bom exemplo que podemos apresentar com estudo de caso é a reforma arquitetônica do Edifício Maizé, situado no bairro Meireles. No trabalho de inspeção das necessidades de modificações arquitetônicas, foram registradas fotos aéreas que deram respaldo e facilidade de decisão para o Arquiteto responsável pela elaboração do projeto.

Registro fotográfico aéreo da fachada do Edifício

Outra técnica utilizada, para uma melhor apresentação do projeto final em modelagem 3D, foi a fotogrametria aérea. Neste caso, o registro da região de entorno do prédio em malha 3D e textura real dos prédios reproduzidos, dá um realismo necessário para a cena. No comparativo abaixo, podemos visualizar a maquete do prédio sem a cobertura fotogramétrica dos prédios do entorno.

Logo abaixo, podemos visualizar o render a maquete com a cobertura fotogramétrica dos prédios em seu entorno. Podemos perceber a diferença de realismo entre as duas imagens do mesmo prédio.


Nenhum comentário: