quinta-feira, 27 de outubro de 2016

As projeções do futuro mercado de drones

A aplicação de Drones irá impactar em um breve momento vários setores da economia, indicando que esse setor deverá crescer em mais de 6.000 por cento até ao final da década.
O mercado mundial de aplicações comerciais dessa tecnologia, atualmente estimada em cerca de US $ 2 bilhões, vai saltar para até US $ 127 bilhões em 2020, segundo o grupo de consultoria PricewaterhouseCoopers LLP.
Apesar de vários países ainda não possuírem regulamentação para o uso comercial de drones, este mercado bastante promissor já atrai gigantes da tecnologia e o jogo das aquisições de médias e pequenas empresas de tecnologia já está em andamento.

Dois bons exemplos dessa tendência são as investidas dos dois grandes ícones da internet, Google e Facebook.  As duas empresas estão com projetos de veículos não tripulados de grande autonomia e para voos em alta altitude. Os dois projetos são bastante semelhantes e adotam a configuração HALE(High-Altitude Long Endurance ), combinado com motores movidos a energia solar e permitem a operação a partir de links de satélite.




 No projeto financiado pelo Facebook, trabalha a empresa britânica Ascenta, que foi adquirida recentemente em uma operação que girou em torno de U$ 20 milhões.  A meta da empresa é construir estações retransmissoras que voam, para fornecer sinal de Internet para bilhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente em regiões onde há pouca ou nenhuma cobertura de internet.  Por sua vez, o Google adquiriu a empresa fabricante de drones Titan Aerospace por U$ 60 milhões, objetivando fornecer imagens da Terra em tempo real usando UAV movido a energia solar, bem como utilizar balões estratosféricos para conectar à internet, pessoas de áreas rurais e remotas.




Na área de desenvolvimento de inteligência embarcada e microeletrônica, temos a Intel e Qualcomm investindo pesado também no mercado de drones. Recentemente a intel comprou a empresa alemã Ascending Technologies. O resultado dessa aquisição já é uma realidade com o lançamento do drone da Intel que usa software de piloto automático da Ascending, combinado com tecnologia da Câmera Realsense da Intel.



A Qualcomm por sua vez, adquiriu a companhia KMel Robotics em fevereiro de 2015. A empresa já tem um laboratório de pesquisa dedicado a aprimorar hardware e software Qualcomm da linha do chipset snapdragon, que consomem pouca energia  e faz uso de processamento multi-core e comunicações sem fio para um número de aplicações em drones.
Segundo observações dos analistas do site Drone Industry Insights, essa indústria ainda está se moldando e até a presente data, o uso comercial de drones é maior no mercado de vídeo e fotografia, mas com grande expansão também na área de mapeamento e usso agrícolas. Além disso, a regulamentação de uso há muito tempo esperada, é um importante inicio para pavimentar o caminho para os voos comerciais.

Os maiores investimentos, incluindo fusões e aquisições, são esperados em software de controle de vôo, mapeamento, serviços em nuvem e tecnologia autônoma. Assim que a regulamentação comercial seja definida, podemos esperar uma consolidação massiva das centenas de plataformas de UAV e fabricantes de software. Outra dinâmica de mercado que deverá surgir é a expansão de investimentos em startups, principalmente sobre aqueles que visam aplicações comerciais e industriais.


Segundo observações dos analistas do site Drone Industry Insights,  essa indústria ainda está se moldando e até a presente data, o uso comercial de drones é maior no mercado de vídeo e fotografia, mas com grande expansão também na área de mapeamento e usos agrícolas. Além disso, a regulamentação de uso há muito tempo esperadas, são um importante inicio para pavimentar o caminho para os voos comerciais.
Os maiores investimentos, incluindo fusões e aquisições, são esperados em software de controle de vôo, mapeamento, serviços em nuvem e tecnologia autônoma.
Assim que a regulamentação comercial para uso de drones seja publicada,  podemos esperar uma consolidação massiva das centenas de plataforma UAV e fabricantes do software. Outra dinâmica de mercado que deverá se apresentra é a expansão de investimentos em startups, principalmente sobre aqueles que visam aplicações comerciais e industriais.


Fontes: Drone Industry Insight

Nenhum comentário: